terça-feira, 20 de março de 2012

Casarão

Quando minha mãe chamava: menino venha almoçar!,
Já eram quase quatro horas da tarde, a tarde já ia acabar.
Meus pés sempre descalços, com um carrinho nas mãos,
Abraçava-o bem forte, e sorrindo, fazia a oração.
Os tempos eram tão felizes, e meus irmãos à mesa,
Vendo televisão, Eugenio, Pablo, Leon e Aretha,
Minha avó passeava pela sala, e minha tia descansava no quarto,
Nem sempre tínhamos fartura, mas sempre estávamos juntos,
"Dia de muito, véspera de nada", dizia Dona Leonorzinha,
Meus olhos se lembram dela, andando pela cozinha,
Não tínhamos casa, era a casa da vovó,
Mas tínhamos uns aos outros e bastava, era só,
As visitas, amigos da mamãe, sorrindo, conversando alto,
Pareciam uma multidão, como se a casa estivesse lotada,
O tempo todo convivi com isso, e hoje só tenho saudades,
Dos aniversários tão contentes, da minha mocidade,
Agora longe olhando pra trás, eu vejo o que mudou,
Sinto falta da praia, do cheirinho da casa e das rosas do jardim,
Do coqueiro alto, de cocos amarelos, do futebol na rua,
O tempo passa tão depressa...como uma torrente de chuva,
Num instante éramos quatro, depois, cinco, seis, sete,
Depois, por infortúnio, passamos pra seis de novo,
E assim cresci sem perceber, mudando de escola, de casa, de endereço,
Mudando de aparência, tornando-me adulto,
Mamãe se foi, se foi meu pai, que saudades! Não lembro mais,
Se não fosse pelas fotos, a mende fraca não recordaria,
O rosto daquela senhora, que me carregou no colo um dia,
E aquele homem que me ensinou a chutar, antes de eu saber andar,
Raízes me ensinou a valorizar e a minha origem nunca esquecer,
Minha avó não anda mais pela casa, descansa em paz, finalmente,
Minha tia continua lá ranzinza, sempre cuidando da gente,
E em pé está o casarão, que me viu crescer,
Pra onde quero voltar correndo, a cada anoitecer...





2 comentários:

  1. Porra Eugênio!! Que bonito cara!
    Mas se pinta essa saudade e nostalgia gostosa é porque foi bom bom... Assim como no futuro, provavelmente, vc olhará pra trás saudosista... Pensando em alguma coisa muito boa que vc vivia... Mas hj não ve dessa forma ainda!Cada fase da vida tem suas delicias e suas amarguras... Que a gente seja capaz de lidar e aprender com esses sabores...

    ResponderExcluir
  2. Cintia, que legal que gostou! Bacana mesmo...Penso muito sobre o ontem e o hoje...sei que num tempo futuro, tudo irá mudar, meu hoje se tornará meu ontem e meu amanhã, o meu hoje...mas essa saudade e a minha vontade de viver sempre o que foi bom, pelo menos, quero deixar registrado!

    ResponderExcluir